Infraestrutura

As principais atividades da Núcleo nesse mercado são:

  • Engenharia do Proprietário
  • Due Diligence
  • Estudos de Viabilidade
  • Engenharia Conceitual, Básica e Executiva
  • Supervisão de Projetos, Obras, Ambiental e Fundiária
  • Gerenciamento da Construção
  • Fiscalização e Apoio Técnico
  • Estudos e Gerenciamento Ambiental e Patrimonial

Cases

VIX | INFRAERO

O Aeroporto de Vitória movimentou cerca de 3,5 milhões de passageiros em 2013. A NÚCLEO desenvolveu para a INFRAERO, os serviços de gerenciamento das obras de ampliação e melhoramento dos terminais de passageiros e pistas do aeroporto.

SSA | INFRAERO

O principal aeroporto do estado da Bahia é o de Salvador, com uma movimentação de 9,5 milhões de passageiros por ano, alcançando a 8ª posição no Brasil. A INFRAERO contratou a NÚCLEO para o gerenciamento das obras de modernização e ampliação dos pátios e pistas do aeroporto.

Porto de Santos | CODESP

O maior porto da América Latina é o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, que em 2013 movimentou cerca de 114 milhões de toneladas e é administrado pela CODESP – Cia. Docas de São Paulo. A NÚCLEO trabalhou para a CODESP em projetos de engenharia e apoio técnico para diversas ampliações e melhorias no Porto de Santos.

Linha 17 | METRÔ SP

O Trecho 1 da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo, no sistema monotrilho, terá uma extensão de 7,7km de linhas operacionais, 6,8km de linhas de manobra e é composta por 8 estações e um pátio de manobras, tendo como principal ponto de parada o aeroporto de Congonhas. A NÚCLEO vêm desenvolvendo os serviços de supervisão, fiscalização, acompanhamento e controle das obras civis.

CPTM

A malha ferroviária da CPTM, a companhia estatal de trens de São Paulo tem 92 estações e aproximadamente 258 km de ferrovias. Em 2013 a CPTM transportou cerca de 2,2 milhões de passageiros por dia. A NÚCLEO desenvolveu para a CPTM serviços de levantamentos e estudos técnicos para diversas linhas desse sistema ferroviário.

Rodoanel Norte | DERSA

O Rodoanel Mario Covas é uma autoestrada com aproximadamente 180 km de extensão em torno do centro da Região Metropolitana de São Paulo. No trecho Norte, com 44 km de extensão e atualmente em construção, a NÚCLEO desenvolveu, com financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Gerenciamento Social do empreendimento, cuja faixa do traçado projetado estava ocupada por milhares de famílias.

Contornos | DERSA

O DERSA está construindo um conjunto de interligações entre os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, denominado Contornos. Esse trecho, com 34 km de extensão conecta-se com a Rodovia Nova Tamoios. A NÚCLEO vem desenvolvendo para o DERSA o gerenciamento da implantação dos Lotes 1 e 2 do Contorno de Caraguatatuba.

Concessões | ARTESP

A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, é responsável por regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte autorizados, possui uma concessão no Estado de São Paulo de mais de 5,5 mil quilômetros de extensão. A NÚCLEO vêm realizando os serviços de acompanhamento e desenvolvimento de novas metodologias de controle e execução de projetos, obras e serviços em uma extensão de aproximadamente 607 km de rodovias.

Complexo Jacu Pêssego | DERSA

O Complexo Viário Jacu Pêssego é um conjunto de vias expressas com um total de 26 km na zona leste de São Paulo. Na construção do complexo, a NÚCLEO desenvolveu para o DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S.A., vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, o gerenciamento social do empreendimento.

BR- 158 | DNIT

Uma das maiores pontes do Brasil foi construída sobre o rio Paraná, unindo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.705 metros de extensão, através da BR- 158. A NÚCLEO desenvolveu para o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, a supervisão e o acompanhamento das obras e serviços de construção dessa ponte.

BR-364, BR-319 e BR-116 | DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes – DNIT é o órgão federal responsável pela operação das rodovias, ferrovias e vias navegáveis da União. Dentre os 55 mil km de rodovias administrados pelo DNIT, a NÚCLEO já participou da supervisão de vários trechos, com destaque para a duplicação da BR-364 no Mato Grosso; a restauração da BR-319, que corta a floresta amazônica e a duplicação da BR-116 no trecho que une São Paulo ao sul do país, além de projetos rodoviários de implantação e duplicação em vários estados.

DER-SP

O estado de São Paulo tem cerca de 15,4 mil km de rodovias operadas pelo DER-SP – Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo. A NÚCLEO vem trabalhando com o DER-SP desde 1992 em diversas regiões do estado, principalmente na supervisão das obras de implantação ou ampliação das rodovias estaduais, totalizando mais de 412km da malha rodoviária do estado de São Paulo.

DEER-MG

A NÚCLEO vem trabalhando com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DEER MG, na supervisão de obras do Programa ProAcesso e outros desde 2011. Esse programa visa pavimentar cerca de 5 mil km de estradas atendendo mais de 200 municípios mineiros. Atualmente temos contratos em mais de 9 trechos do estado, totalizando 339km de supervisão de implantação ou ampliação de rodovias.