Energia

As principais atividades da Núcleo nesse mercado são:

  • Engenharia do Proprietário
  • Due Diligence
  • Estudos de Viabilidade
  • Engenharia Conceitual, Básica e Executiva
  • Gerenciamento e Supervisão de Projetos, Obras, Ambiental e Fundiária
  • Fiscalização e Apoio Técnico
  • Inspeção de Materiais e Equipamentos

Cases

ELETROSUL

A ELETROSUL é uma empresa do grupo ELETROBRAS responsável por mais de 10 mil km de linhas de transmissão, principalmente nos estados da região sul do país. Desde 2008 a NÚCLEO atua na ELETROSUL desenvolvendo estudos, projetos, recapacitação e supervisão de obras de linhas de transmissão de até 525 kV.

ELETRONORTE

O sistema de transmissão da ELETRONORTE possui mais de 10 mil km de linhas de transmissão, principalmente nas tensões de 230 kV e 500 kV. Desde 2009 a NÚCLEO vêm apoiando a ELETRONORTE na supervisão de obras de linhas de transmissão em Mato Grosso e em diversos outros estados brasileiros.

ELETROSUL

A NÚCLEO vem desenvolvendo estudos, projetos e fiscalização da implantação de subestações para o Sistema ELETROSUL desde 2008. Nesse período já atuamos em dezenas de subestações entre 230 kV e 525 kV, através da nossa filial em Florianópolis.

Norte Brasil

A Norte Brasil Transmissora de Energia é uma associação entre a ABENGOA, a ELETRONORTE e a ELETROSUL, que está construindo uma das maiores linhas de transmissão do mundo, conectando os estados de Rondônia e São Paulo. A nova linha, na tensão 600 kV CC terá 2.412 km de extensão.A NÚCLEO participou desse empreendimento nas etapas de diagnósticos e análise dos projetos básicos.

Siemens

Dentre os inúmeros projetos de linhas de transmissão de alta e extra-alta tensão realizados pela NÚCLEO, destaca-se o projeto SIEMENS de seccionamento em 230 kV da Linha Miranda II – São Luis III da ELETRONORTE, para a alimentação da Refinaria Premium I.

Furnas

A LT 750KV Itaberá – Tijuco Preto 2 faz parte do sistema de interligações da Usina Hidroelétrica de Itaipu, a 2ª maior do mundo e integra o sistema de transmissão da UHE Itaipu à região sudeste do Brasil. A NÚCLEO está desenvolvendo o projeto executivo de uma variante desse trecho no estado de São Paulo.

ELETRONORTE

A ELETRONORTE é uma empresa do grupo ELETROBRÁS que atua prioritariamente na região norte e centro oeste do país. A NÚCLEO vem atuando desde 2009 na fiscalização da ampliação das subestações de todo o sistema do estado do Mato Grosso, composto por 9 subestações de 230/138 kV.

CEMIG

A CEMIG é um dos maiores grupos de energia do país, estando presente em 23 estados brasileiros e também no exterior, mas com atuação preponderante em Minas Gerais, com 96% do mercado de concessão desse estado. A NÚCLEO elaborou diversos projetos de subestações para a CEMIG no estado de Minas Gerais, principalmente na tensão 138 kV.

ELETROBRAS PIAUÍ

A CEPISA, atualmente denominada Distribuição Piauí, é uma subsidiária do Grupo ELETROBRAS responsável pela distribuição de energia em todo o estado do Piauí. A NÚCLEO atuou na ampliação do sistema do estado do Piauí, elaborando os projetos executivos de 15 subestações e 560 km de redes de distribuição.

ELETROBRAS RONDÔNIA

A Distribuição Rondônia, anteriormente CERON, é a responsável pela operação da distribuição do estado de Rondônia. A NÚCLEO participou da ampliação do sistema de transformação e distribuição da CERON, com o desenvolvimento de projetos executivos para as subestações Ji Paraná, Itapuã e Triunfo e 110 km de redes de distribuição.

Energisa

O grupo Energisa é um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil, com distribuição nos estados de MS, MT, PB, SE, TO, PR, SP, RJ e MG. Possui uma área de concessão com mais de 17 mil km de redes de transmissão, 494 mil km de redes de distribuição e 602 subestações com capacidade total de 12.891 MVA. A NÚCLEO participou de projetos executivos das LT 138kV Boa Esperança / Nova Ubiratã, da LT 138kV Nova Xamantina / Água Boa II e LT Primavera Rural / Itaquarê Rural.

NORTE BRASIL

Uma das maiores linhas de transmissão em corrente contínua do mundo, entre Rondônia e São Paulo, possui cerca de 23 mil toneladas de ferragens, 3 mil toneladas de cabos e 82 mil isoladores. A NÚCLEO participou dos trabalhos de inspeção e diligenciamento dos materiais e equipamentos dessa linha junto a inúmeros fabricantes, inclusive em outros países, como a China.

FURNAS

FURNAS, uma subsidiária do Grupo ELETROBRAS, possui 17 Usinas Hidroelétricas, 02 Termoelétricas, 03 Parques Eólicos, 24 mil km de Linhas de Transmissão e 62 Subestações. No Aproveitamento Hidroelétrico Simplício (333,7 MW) a NÚCLEO atuou no acompanhamento e fiscalização das obras desse empreendimento.

COPEL – ELETROSUL

A Usina Hidroelétrica Mauá, localizada no estado do Paraná, é operada pelo Consórcio Cruzeiro do Sul, uma associação entre a COPEL e a ELETROSUL. A UHE tem uma potência instalada de 361 MW. A NÚCLEO desenvolve serviços de apoio técnico ao gerenciamento dos contratos do Consórcio desde 2012.

CEMIG

A CEMIG é um dos maiores grupos geradores do país, responsável por 70 usinas com capacidade instalada de 7.295 MW. A NÚCLEO participou dos serviços de suporte técnico à modernização da Usina Hidroelétrica São Simão, que iniciou operação em 1978 e tem uma potência instalada de 1.710 MW.

ELETROSUL

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela NÚCLEO na área de energia, destacamos os serviços de supervisão fundiária, ambiental e patrimonial, especialmente para linhas de transmissão, tais como entre as subestações Presidente Médici – Santa Cruz I; Curitiba – Joinville e Blumenau – Joinville, todas na classe 230 kV para a ELETROSUL.

PETROBRAS

A Usina Termoelétrica Euzébio Rocha, localizada no município de Cubatão SP, tem uma potência instalada de 216 MW. Nessa UTE a NÚCLEO prestou serviços de suporte técnico para planejamento e controle de manutenção, bem como participou do projeto elétrico de detalhamento da UTE e da interligação dos sistemas de utilidades com a RPBC.

PETROBRAS

Localizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a Usina Termoelétrica Luís Carlos Prestes iniciou sua operação em 2004 e possui uma capacidade instalada de 368 MW. Nesse empreendimento, a NÚCLEO apoiou a Petrobras na coordenação do projeto básico de fechamento do ciclo da UTE, com 4 turbinas a vapor de 60 MW e 2 turbinas a gás de 60 MW.

ELETRONUCLEAR

A 3ª usina da Central Nuclear Alm. Álvaro Alberto, em Angra dos Reis já está com mais de 50% das obras concluídas e quando entrar em operação terá uma potência de 1.405 megawatts. A Núcleo está desenvolvendo os serviços de Apoio ao Proprietário na Fiscalização, Preservação, Inspeção e Engenharia da Usina.

LIVRAMENTO HOLDING

O complexo eólico Cerro Chato tem uma potência instalada de 78 MW e está localizado no Rio Grande do Sul. A NÚCLEO desenvolveu para esse empreendimento, os serviços de suporte aos projetos e apoio ao gerenciamento da construção da linha de transmissão e da subestação coletora do parque eólico.

BNDES

A Estruturação do Projeto de Eficientização e Modernização do Parque de Iluminação Pública de Teresina, contém mais de 93.000 pontos de IP e está sendo executado pelo consórcio NTVS, do qual a Núcleo é a líder. Este projeto é o pioneiro da área de estruturação do BNDES para Iluminação Pública no Brasil.

BNDES

A Estruturação do Projeto de Eficientização e Modernização do Parque de Iluminação Pública de Macapá, contém mais de 34.000 pontos de IP e está sendo executado pelo consórcio IPB, do qual a Núcleo faz parte. Este projeto é mais um projeto da área de estruturação do BNDES para Iluminação Pública no Brasil.

ENERGISA

A Energisa atente atualmente uma população de mais de 20 milhões de habitantes em todo o país, controlando distribuidoras em 11 estados (PB, SE, MH, RJ, MT, MS, TO, PR, SP, RO e AC). A NÚCLEO desenvolveu para a Energisa os diversos projetos executivos de linhas 138 kV, entre Primavera Rural-Itaquere Rural; Boa Esperança-Nova Ubiratã e Nova Xavantina-Água Boa, até da ampliação da Subestação Boa Esperança, todos esses empreendimentos no estado do Mato Grosso.

SEPCO 1

A SEPCO 1 Construções Brasil é integrante do grupo POWERCHINA, um dos maiores grupos de energia do mundo. Aqui no Brasil, a SEPCO 1 e a NÚCLEO assinaram um memorando de entendimentos para parceria estratégica para a elaboração de estudos projetos e apoio técnico com foco em Linhas de Transmissão, Distribuição, Subestações e Geração de Energia Térmica a gás natural, carvão, biomassa, eólica e solar, no Brasil e na América Latina. Nesse entendimento foram desenvolvidos diversos estudos e projetos, com destaque para Centrais Térmicas de Biomassa.

ISA CTEEP

A ISA CTEEP é uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país, transmitindo cerca de 24% da energia produzida no Brasil e 60% da energia consumida na região Sudeste.   Com grande parte de suas conta com capacidade instalada de 65.060 MVA de transformação, com 18.642 km de linhas de transmissão e 126 subestações com tensões de até 550 kV. A NÚCLEO mantém com a ISA CTEEP um contrato para desenvolvimento de elaboração de estudos, projetos, análise de projetos de subestações e linhas de transmissão, ondem vem desenvolvendo diversos trabalhos ao longo dos últimos anos.